sexta-feira, janeiro 29, 2010

Túneis de Odivelas

Rezam as histórias, investigadas sem sucesso por mim, que existe uma rede de túneis em Odivelas, que vão a sítios tão longe como o Colégio Militar.
Existe uma porta dentro do Mosteiro de Odivelas, selada, que diz que é por alí que D.Dinis saía e entrava para ir ter com as Meninas de Odivelas.
Actualmente é de acesso extremamente difícil, pois além de o acesso ser vedado e de ser um colégio feminino, também é uma zona militar, portanto,
não dá para investigar. Talvez um dia.
Diz-se que o túnel percorre todas as minas de água até Lisboa. Fala-se de uma entrada junto do Cruzeiro de Odivelas, zona histórica, mas também sem
sucesso na investigação.
Foi então que me garantiram que existe, actualmente tapada com tijolo, numa das paredes da Escola Primária nº2 de Odivelas,
junto da PSP, nas traseiras da Escola, actualmente é um parque de estacionamento da Câmara de Odivelas, uma entrada para os tais túneis que outrora
foram percorridos por D.Dinis.

A zona que rodeia o Convento de Odivelas, tem muitas casas bastante antigas, que escondem vários segredos. Um ex-amigo meu, é dono de uma das casas mesmo de frente
ao convento e posso dizer-vos que nem ele explorou a casa ainda, diz que tem para lá umas portas na cave\adega que nunca foi nem quer ir.
Estive por lá e realmente tinha tanta tralha a ocupar a passagem, material de adega e garrafas, que também não insisti. As casas são enormes por dentro
e realmente, dão largas à imaginação quando se começam a ver portas fechadas em sítios escuros e quase inacessíveis.

Outro amigo meu , de longa data, tem a mãe que trabalha no Convento de Odivelas e ele garante-me que já viu a tal porta que dá acesso aos túneis,
diz que é guardada por "uma Freira de 100 anos que nasceu e nunca saíu do Convento ". Quem me dera poder lá ir ver eu mesmo.

32 comentários:

  1. em Odivelas há um mito que foram assasinadas 4 pessoas na escola vasco Santana.
    Pesso-lhe se podesse investigar

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Caríssimos,

    o comentário de Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2010 foi eliminado devido ao seu conteúdo não se coadunar com as boas maneiras do Lendas e Mitos de Sintra.

    Roskalnikov

    ResponderEliminar
  4. Por detras da escola eb 2 3 da Póvoa há os terrenos da casa onde viveu Pedro Alexandrino.
    Existe ai uma entrada para um tunel!
    Quando era miuda costumavamos ir para lá brincar ( não poderá ser uma das entradas?)
    Não sei como aquilo está agora!

    ResponderEliminar
  5. gostava de saber mais sobre o palacio da pena da serra de sintra e mais mitos se puderem dizer me mandem para o email atmrminfamous@gmail.com e ja agora se me poderem enviar o site do livro misterios da serra de sintra mandem tambem

    obrigado e desculpem o meu portugues e que o meu teclado esta maluco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já lá fui, é muito bonito, mas não ouvi falar de nenhum mito.
      Peço descula.

      Eliminar
    2. Olá, estagiei durante dois anos no palácio da pena e tenho várias histórias durante a minha passagem por lá. Algumas muito reais e que se passaram comigo.

      Eliminar
    3. Quero saber sobre isso. Pode me contar? :)

      Eliminar
  6. Tnho mdo d lndas com coisas sobrenaturais mas gostava d sabr sobr os fantasmas da srra d Sintra

    dsculpm não tr posto a ltra qu vocs sabm qu falta mas o mu tclado não dá para fazr ...

    ResponderEliminar
  7. ouvi dizer por fonte que considero segura, da existencia de um tunel que vem desde a escola agricola D. Dinis, na pontinha,e que vai até ao antigo edificio onde funcionava o solar do pao.
    este tunel encontra-se hoje selado.

    cura1675

    ResponderEliminar
  8. Já ouvi muitas coisas, mas infelizmente o facto de estarem selados deita por terra qualquer ideia de os verificar.

    ResponderEliminar
  9. andei nessa escola( agricola d.dinis)nos meados dos anos 90 e é verdade existe ai um tunel k aproximadamente 2 km, entrei nele diversas vezes com colegas dessa dita escola, a entrada era estreita semelhante a boca de um forno mas depois de se entrar dava para andar em pé nunca cheguei ao fim do dito tunel, com ajuda de velas era dificil!! espero que te tenha ajudado!! a entrada era ai uns 50 mts a baixo de um deposito semelhante a um poço branco que está na descida antes da entrada da escola!!

    ResponderEliminar
  10. Obrigado pelo comentário. REalmente serão mais que 2km desde a Escola Agrícola da Paiã até ao Instituto de Odivelas.

    ResponderEliminar
  11. Frequentei o Instituto,e realmente recordo-me de falarem num túnel. A entrada ficava num dos pequenos altares laterais,mas claro, nem eu nem nenhuma das minhas colegas experimentámos,pois nem smp estávamos sozinhas n Igreja.
    Lembro-me e mt bem,a história d Madre Paula q se atirou da Torre,aprisionada pela própria Rainha D.Isabel. Uma boa história!

    ResponderEliminar
  12. ... nunca la entrem ja foi o fim e derrepente a portase fechou! tive la preso e vi o fantasma de D.Dinis e essas meninas! e 1 esquelo de uma delas|

    ResponderEliminar
  13. olá, eu sou aluno do colégio militar e afirmo que há um poço no colégio que vai dar a um túnel e esse túnel vai dar ao instituto de odivelas

    ResponderEliminar
  14. Essa historia é igual há do Ex-quartel do bairro das galinheiras que agora foi remodelado e usado julgo que pela policia judiciaria, nesse quartel tinha túneis para outros quartéis, passei a minha infância e juventude nesse bairro mas nunca explorei todos os túneis, +/- 80% deles estavam tapados por tijolo.

    ResponderEliminar
  15. Eu estudei no Instituto de Odivelas e sei de um tunel que ficava na Quinta, junto ao campo de futebol e aos baloiços se nao estou em erro.
    Era um genero de poço que as graduadas diziam ser um tunel que tinha ligação ao Colégio Militar.
    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  16. ouvir uma historias de uma equipe de reporteres que fazia uma materia sobre a serra de sintra e seus misterios e tambem essa equipe tambem investigava sobre esses tuneis, e de repente eles desistiram de fazer a materia sairam corendo comedo de algo como se tivesse visto algo chocante sobre essa serra ate uns dois ou tres pessoas da equipe dessapareu e nunca foram vistas.
    e dizem que um desses tuneis levam a agharta conhecida como o centro da terra onde vive os desendentes do povo de antlantida e ate um dos que desapareceram era um reporter muito famoso de uma emisora de tv muito famosa que desapareceu dentro do tunel e dizem que ele foi atacado dentro do tunel por algo em que fez com que o restante da equipe desistise da materia.

    se quizerem me adicionar-me é edijuniodramomster@gmail.com ou no msn edijuniodramom@hotmail.com

    ResponderEliminar
  17. Há quem diga que exite uma ligação do Mosteiro até á antiga residência de D.Dinis, que existia em Odivelas, através desses tuneis.
    Actualmente já não existe essa casa, ficava nas traseiras da Biblioteca.
    De qualquer modo, a ser verdade, ainda deve haver vestigios dessa ligação subterranea.

    ResponderEliminar
  18. A zona antiga de Odivelas esteve me obras recentemente, onde foram efectuados buracos na estrada para instalar novas condutas de escoamento de águas, junto à antiga igreja de Odivelas (não a igreja do Instituto) foi encontrado um túnel estreito que tinha a direcção do Instituto.

    ResponderEliminar
  19. Parece-me que o mito se confunde com a realidade. De facto as águas que desde o tempo do Marquês abastece Lisboa é um largo sistema de transporte (e portanto muitos tunéis) de Águas que liga entre outros Belas, Caneças, Famões e Amadora (e toda a zona saloia a Noroeste) até Lisboa (http://www.cm-odivelas.pt/Concelho/LocaisInteresse/Aquedutos/index.htm)
    Várias coisas que foram ditas nestes comentários como "ligações ao colégio militar" dizem respeito ao tal sistema de água. Depois, tal como no caso de Mosteiro de Mafra depois "quem conta um conto..."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... sei por experiência própria da existencia de ambos os tipos de tuneis, para se construirem essas condutas têm que se ter acesso a elas, obviamente que tinham uma dualidade de funções...e quanto ás ratazanas, quem fez a tropa até aos anos 80 em mafra, sabe bem do que se está a falar

      Eliminar
  20. ola rui rocha..se kiseres kompanhia pa entrar nessas casas velhas terei o maior prazer em ir ktg...enkonta-me no face...ana batata...moro perto do istituto..abraço

    ResponderEliminar
  21. não há fumo sem fogo... os mitos são sempre precedidos por istórias bem reais mas mal explicadas ou incompreendidas... ás vezes dá jeito o descrédito das mesmas perante a sociedade... á que esconder certas verdades...afinal, não tem sido sempre assim?

    ResponderEliminar
  22. gostava que houvesse mais para falar dos tais três túneis do palácio da pena que vão dar (penso eu) à Ericeira, a Odivelas e à minha escola, os Salesianos de Manique. se souberem mais sobre isto agradecia que o publicassem

    ResponderEliminar
  23. Eu gosto muito de ouvir estas lendas e mitos a pesar de querer ver e conhecer esses sítios e investigar não tenho ninguém que me acompanhe nessas coisas a muitas coisas do passado segredos e mtas mais coisas para se deacobrir.....

    ResponderEliminar
  24. Ouvi dizer que o restaurante adega das caves tem uma adega feita em pedra e uma entrada selada que dá acesso a uma rede de túneis pela serra de sintra afora.

    ResponderEliminar

Caríssimos,

sintam-se à vontade para expressarem aqui o que agora estão a pensar.