quinta-feira, junho 08, 2006

Mito sobre o Convento de Mafra



A lenda diz que ratos gigantes habitam nos subterrâneos do Convento de Mafra, e que durante a noite eles saem para comer tudo aquilo que podem apanhar, mesmo cães e gatos. Até gente, afirmam algumas pessoas.
Será verdade? Existe também a lenda, que túneis ligam o Convento até à Ericeira, a cerca de 10 kms de distância, pelo qual, partiu para o exílio o último rei português, D. Manuel II, a 5 de Outubro de 1910, depois de proclamada a República.
Tuneis esses, que actualmente estarão infestados de ratazanas cegas. Foram também os pombos que motivaram o maior mito do Convento: a existência de ratazanas assassinas.
Um soldado da Escola Prática de Infantaria (instalada no edifício há perto de 100 anos), ao estar no terraço a caçar pombos com um colega, caiu de uma altura de oito andares, directamente para os canais dos esgotos. O colega não comunicou logo o acidente aos seus superiores para não ser castigado e, umas semanas mais tarde, o corpo foi encontrado roído pelas ratazanas. Obviamente que não foi atacado pelos ratos; morreu sim, da queda vertiginosa.
Para quando um plano de desratização? Estão á espera de quê? Será que haveria uma invasão nas zonas circundantes de ratos?
Alguém sabe mais?
Ratazanas cegas parece assustador.... mas elas alimentam-se de uma possível rede de esgotos... que tal irem lá resolver isto? Dou-me como voluntário ...

122 comentários:

  1. Ouvi dizer que já foram tentar desinfestar o local, equipas especializadas vindas de fora do pais, mas nao conseguiram sequer entrar...É o "diz que disse"...acho estranho...
    Custa-me que havendo algo dessas dimensões, não tenham saido notícias nos meios de comunicação...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não precisa vir de fora, basta Liga ao Sr. Antonio Pereira da empresa Rentokil.

      Eliminar
    2. O meu avô serviu nesse quartel militar e dizia que eram mesmo grandes.
      Mas não são do tamanho de gatos, nem segas!
      A história das ratas e de se tentar acabar com a praga nos túneis tem um problema que é este:
      Os ratos pressentem ( sentem o perigo como a morte de muitos ratos e normalmente fogem em direção oposta) ora dada a extensão dos túneis e galerias que não estão nem perto de estarem todas cartografadas, teme-se que ao injetar um gás de extermínio (como é feito normalmente) e como não se sabe quantos acessos tem nem onde vão dar é certo como destino que elas vão tentar sair por onde puderem, para a superfície.
      Agora imaginem Mafra com ratas a sair dos buracos de esgoto e brechas que dão acesso aos túneis.

      Mais, a parte em que os militares entram vez por outra é minúscula, quando compara com a com toda a extensão total dos túneis.

      No Palácio das Necessidades existe a biblioteca do Rei que não está aberta ao público (não confundir com a biblioteca do palácio que pode ser consultada) onde existem mapas e relatórios da evolução da obra quando estava a ser feita e que já consultei (pois sou funcionário do MNE e tive autorização para lá entrar) confesso que para além dos mapas/plantas que mostram túneis muito grandes e a orientação com os pontos cardeais , pouco consegui ler pois o português utilizado e a caligrafia não me permitiram, contudo a única coisa em que se menciona a Ericeira é a direção de um dos túneis mas não diz que a saída é na Ericeira apenas que o túnel apenas que segue a direção Este-Oeste com uma curva de +ou-13º a norte e que de facto será na direção da Ericeira.

      Para concluir lembro-vos que não havia tuneladoras na altura o por isso imaginar que tenha sido feito um túnel com 8 a 12 Km tipo Metro é simplesmente navegar na maionese!

      Sei ainda que vários túneis vão dar a nascentes subterrâneas e existe um rio ou riacho que escavou naturalmente à sua passagem e que segue na direção Este-Oeste ( ou seja para o mar como quase todos os rios) e este talvez seja o tal caminho que vá dar a algures perto Ericeira (talvez a alguma ribeira ou praia la perto)

      Eliminar
    3. Dizem tambem k os tunei pode vir a dar a um rio não muito longe da costa da Caparica eu tive acesso a documentos muito úteis porém antigos e por isso a caligrafia atrapalhou me muito durante a pesquisa e como já eram bastante velhos alguns desses de documentos guardados peli meu avô estavam manchados e rasgados. Esta foi a única informação que consegui

      Eliminar
    4. se leu isso, leu mal. Lá vêem os mitos e as aldrabices...

      Eliminar
  2. Ouvi falar que veio cá uma equipa de desratização estrangeira, mas que o processo não foi para a frente, porque havia a necessidade de isolar a zona envolvente ao Convento, num raio de 15 kms.... o que é impossível.

    Cumps

    ResponderEliminar
  3. O meu marido trabalha lá no convento, já fez exercícios nos ditos túneis, e não foi comido pelas ratazanas! Elas tb não são assimmmmmmm tãooooooooooo GRANDES cm se diz por aí. Td em redor desse mito de mortes não passa disso mesmo MITO. Em relação à desratização de facto acho q para ser eficaz era necessário o isolamento da àrea em alguns kilómetros e desde que me alojem para aí na Penha Longa é na boa!

    Rita Figueiredo - Mafra

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. HEhe, ficavam os arredores de Mafra, em quarentena uns valentes dias xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas, não sei se este blog ainda tem vida, mas eu necessitava de ajuda eu e mais 4 colegas estamos a fazer um trabalho de Mafra e devo de dizer que nós nos interessamos pelo o paranormal... historias assustadoras e gostaria de saber se alguém que esteve vivo neste blog saiba de algum conto ou mito sobre Mafra sem ser este que aqui falam... Agradecia muito a ajuda de todos comprimentos bruno.

      Eliminar
    2. A lenda dos ratos tem uma explicação lógica e fácil de confirmar. Não sei precisar a data mas a BAYER quis fazer a desratização no concelho de Mafra, que como é campo tem vários tipos de ratos e incluindo a ratazana. Mas como era muito caro e a câmara não podia pagar a BAYER decidiu fazer um grande alarido. Meus bons amigos lamento informar mas isto de grandes ratos é um mito. Em Mafra as ratazanas são do mesmo tamanho das de Lisboa. A diferença é que em Lisboa são aos milhões pois estão num centro populacional grande e com muito lixo, em Mafra por cada ratazana devem haver 10 ratos do campo é que a nós ainda não nos falta a natureza.

      Eliminar
    3. Existe a lenda do cavaleiro sem cabeça. Este percorre os corredores do quartel, parte sul do convento de Mafra, onde assusta os militares. Fiz um trabalho para a disciplina de história em 1987/88, se não estou em erro, que se chamava lendas e narrativas do concelho de Mafra e esta era uma delas. Tivemos direito a visitar os corredores e a tirar fotos. Boa sorte.

      Eliminar
    4. todo mundo procurando mitos e lendas...
      também já ouvi dizer, que no mesmo local, depois da meia noite, os vampiros saem dos seus túmulos para se alimentarem.....


      Eliminar
  6. nós keremos é videos desses tuneis mas ja vi uma foto desses ratos e realmente andao la todos apinhados e o que me disserao la kaundo fui visitar o convento foi que já se tentou de tudo mas é impossivel só uma ekipa de peritos estrangeiros e que conseguia mas tinham de evacuar as pessoas todas num raio de 30 km mas isso iria custar muito ao governo e eles perfrem alimentar os ratos do que gastar 10.000 conto em veno ou mais e se nao os alimntao eles saiem ca para fora e ai e que e a desgraça e ele so começaram a alimentalos por causa disso se nao mafra era destruida pelas ratazanas que sao do tamnha de caes pequenos istu foi uma das pessoas do convento que me contou e é uma fonte segura tudo é verdáde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a sic tem um video a mostrar a realidade, para terminar com esses mitos falsos

      Eliminar
  7. n eh soh em mafra garanto. trabalho em sintra num monumento muito conhecido e eles fartam s d passear por lah... e o tamanho das baratas d sintra? s tiveram o prazer d por os olhos em cima de alguma hao d fikar c a mesma ideia k eu... baratas alienigenas, parecem lagostas.

    ResponderEliminar
  8. Não é de ratos que se deve ter medo, mas sim dos humanos eles são a verdadeira ameaça. mas acho que como ameaça deviamos inundar os tuneis de veneno biodegradavel, isto é se existir se não estamos na boa linhaguem para o inventar

    ResponderEliminar
  9. Vivo no concelho em causa, comentando esta lenda, se existem tuneis onde estao?? as rainhas e D.manuel,não vieram de tuneis , mas de carro, escoltados por tropas. ratos, estudei em mafra , andei pelos jardins e nada de se viu, so se ouviu as lendas...

    ResponderEliminar
  10. Quem acredita nessas histórias são os verdadeiros idiotas....Eu vivo em mafra e sei das ratazanas mas felizmente deram-m um pouco de inteligência... è claro que existem ratos...como em tds os velhos e antigos monumentos.. e são grandes e aos milhares (não admira,aos anos que estão lá dentro a se reproduzir),mas ã maioria ñ sai pq são ratazanas cegas..ou seja..ñ gostam de luz...e eles alimentam-nas ñ pq são obrigados mas sim pq sobra comida..e entre deita-la fora a dar aos ratos,da-s aos ratos para eles ñ sentirem o cheiro e virem cá para fora...como qq um de nós faria na nossa casa. Mas ninguém morreu comido... Deixem os bichinhos em paz...eles ñ fizeram mal a ninguém...o Mito é só para chamar atenção e trazer os curiosos que por acaso trazem dinheiro

    ResponderEliminar
  11. un antigo soldado que fez tropa no convento de mafra afirma que os militares alimentan as ratazanas que esisten tubos que descen até o subterraneo e eles mandan restos da comida naos tubos e afirma tamben que un dia estava na parada e viu un comandante dar un chuto numa ratazana e partiu o pé

    ResponderEliminar
  12. Eu sinceramente acho isso uma grande TreTa ! Tudo bem q podem existir ratazanas , tudio bem q podem ser aos milhares , mas onde e' q ja' se viu , se isso foesse verdade , mante las assim ??
    Por amor de DEUS !

    ResponderEliminar
  13. É pura ficçao, é um mito, a existência de ratos nos andadres subterrâneos do convento de mafra, pois esses andares nem existem!! Os media já tentaram sem sucesso dismistificar...
    Vejam, por exemplos, os artigos em:

    http://blogdasabedoria.blogspot.com/2005/10/o-convento-de-mafra.html

    http://cesdies.net/mmv/visitas/vis_conv_palac/subterraneos/subterraneos.htm

    ResponderEliminar
  14. Nada disso meus caros, estamos perante uma realidade muito diferente! Os ratos não são ratos, mas sim guardiões de um segredo terrível, ovos de alien. Foi neste cenário que se inspirou Ridely Scott para o famoso filme, que afinal não é ficção! Há quem chame ao mosteiro Nostromo, não é por acaso que é o nome da nave onde se passa a acção. Não se admirem pois, se um destes dias virem uns cabeçudos com uns estranhos maxilares a correr pelas ruas de Mafra…
    Ratazanas do convento hahahahahaha

    ResponderEliminar
  15. Eu não quero ser má, mas não acham que andar a dizer ás pesoas para matar ratos não é lá muito simpático?
    Sigam o meu concelho e vejam o Ratatuille!

    ResponderEliminar
  16. isto e de locos nao da para acreditar mas eu tenho um amester que e do tamanho da cabeça de uma pessoa e e um amester.

    ResponderEliminar
  17. desculpem la mas isto e de loucos nao da para acreditar mas eu tenho um amester que e quase do tamanho da cabeça de uma pessoa e e inufencivo.

    ResponderEliminar
  18. Eu estudei em Mafra, vivo no concelho desde miuda e sempre me interessei por tudo o que envolvesse o convento, depois de mtos trabalho realizados, inclusivé dentro do dito monumento, e de algumas horas passadas entre mafra e ericeira posso apenas testemunhar que, ratazanas há e não sao assim tão pequenas cm alguns dizem´pk eu propria as vi... os tuneis tb existem e quem conhece bem sabe onde comçam e onde acabam, em relaçao há lenda, os tuneis de facto tão cheios de ratazanas que são alimentadas diariamente por soldados para evitar a sua deslocação ao exterior, e os referidos ataques a humanos, não é preciso ir-se aos tuneis para se ser atacado por ratos, da proxima vez que avistarem uma ratazana, encurralem-na e observem a reacção dela, ela ataca cm meio de defesa ( é um animal) agora imaginem este tipo de comportamento perante centenas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. fui la tropa em 87 tudo o que disse verdade

      Eliminar
    2. Ainda assim há muita ignorancia,embora não conheço seria um voluntarista para visitar os túneis túneis sem medo de ser atacado baseio me em depoimentos de pessoas que conheceram bem includive a minha filha, ratos e ratazanas há em todo o lado até na minha cidade que são às centenas junto de caixotes do lixo..certamente estes crentes também são os que dizem que o vinho do porto presuntos desfeitos. Ahahah..

      Eliminar
  19. E eu que pensava que era só no meu blog que havia estes comentários idiotas de crentes...

    ResponderEliminar
  20. Mandem para lá o Socrates, assim as ratazanas fugiam ou morriam

    ResponderEliminar
  21. ate'Que e'fixe a histOria...
    mas sera' verdd !?
    hmmmm...
    ate' Q pOdem ser grandes ja tive uma nO meu galinheirO Que cOmia galinhas...
    i trazia cOmpanhia cOnxigu !
    agOra cOmerem pexOas xD
    naO me cOnvenxem nada mexmO !
    x me mOstraxem...
    sO tretas pah kakakakaka !

    ResponderEliminar
  22. Bem, e eu que ando aqui a investigar se é mito ou realidade fico na mesma!!!sim já houvi histórias, já houvi desmentidos , mas queria mesmo saber a veracidade da situaçao...oiço falar disto desde pequena e ainda aqui ando e busca de uma resposta!

    ResponderEliminar
  23. para mim isso é tudo mesmo so blabla:p
    mas gostava de ver isso se na realidade houvesse:p
    era giro era:p
    taurina:p

    ResponderEliminar
  24. Em vez de alimentarem boatos procurem na Net, vejam artigos como este:

    http://www.cesdies.net/dfiles/dmmv/node/58

    pelo menos tem algum fundamento de verdade

    ResponderEliminar
  25. Sempre ouvi essa história e falava-se da BAYER que não conseguia resolver o problema se a população num raio de 50Km não fosse evacuada.

    ResponderEliminar
  26. Para desratizar toda a zona envolvente do Convento de Mafra, era necessário evacuar toda a area, num raio de 30 metros ao Convento.

    Isso daria uma distancia quase tão grande à distância entre Mafra e Lisboa (em linha recta)...

    Já que te ofereces como voluntário... começa a bater de porta em porta para alertar as pessoas... ;)

    Olelas

    ResponderEliminar
  27. Desculpem o lapso, queria referir 30 Kms e nao metros....

    ResponderEliminar
  28. os túneis do convento até a erceira ao uma perfunda mentira simplesmente não existem, e as ratazanas não são assesinas nem matam pessoas a não ser que alguem vá ter aos ninhos delas, antes de mais queria diser que as ratazanas são um dos animais mais intelegentes existentes na terra,e quando disem que os animais não pensão eu apenas mostro uma das minhas teorias, "o cão de momento tem mais intelegência que o austrolopiteco isto prova a evolução da capacidade mental dos animais por isso não são irrracionais como dizem alguns cientistas estupidos",e apenas as ratazanas atacam as pessoas por causa do seu instinto e da sua intelegência, há pessoas do exército com lança chamas de serviço á espera dos mantos de ratazanas, eu conheço pessoas que já viram ratazanas a comer gatos, mas isso não implica ter o mesmo tamanho.

    espero que gostem do comentário

    ResponderEliminar
  29. PESSOAL É ASSIM: FODASE, 1º É VERDADE QUE EXISTEM RATAZANAS ENORMES QUE PARECEM MAIS AKELES BIXINHOS TIPO...CÃES SEM PATAS. É NATURAL QUE AS ALIMENTEM PARA NÃO SAIREM CÁ PARA FORA, MAS NO ENTANTO, SEI DE FONTE SEGURA QUE (FOI VISTO LÁ DENTRO), A QUANDO UMA DAS TANTAS DESINFESTAÇÕES UMA RATAZANA DO TAMANHO DE UM LAVRADOR SEM PATAS...
    ACREDITEM OU NÃO DEIXA-SE AO VOSSO CRITERIO.
    FODASE.

    ResponderEliminar
  30. Um lavrador sem patas? O que é isso? LOL

    ResponderEliminar
  31. É o novo sistema de medida nacional.

    1 vaca sem patas
    1 ponei sem patas
    1 ovelha sem patas
    1 Labrador sem patas
    1 gato persa sem patas
    1 porco da india sem patas
    1 hamster sem patas

    ResponderEliminar
  32. Isto no caso de um lavrador sem patas sem uma raça de cão.
    Mais conhecida por labrador...

    ResponderEliminar
  33. ola...
    somos 3 raparigas k estamos intrigadas com a kestao de:
    -haver ratazanas gigantes no convento de mafra
    -é k elas podem sair de la a kualker momento...
    -e nenhuma de nos sabemos se e verdade ou nao!!!!
    -nao sabemos pk nunca ninguem la entrou
    -e pode ser algo k esta la fechado e estar escondido de alguem (ou todos)...

    ResponderEliminar
  34. Fábio Viegas 031Atiradorsábado, 30 maio, 2009

    Sou ex militar da escola prática de infantaria.Quanto a ratazanas gigantes é verdade algumas são bem maiores que gatos quanto a serem cegas é que não vi nenhuma.
    Os militares de lá fazem caçadas as ratazas e um curso até morreram homens no subterranio da cave devido as ratazanas e ninguem foi la tentar tirar ninguem,o convento os andares que tem para cima tem para baixo.
    Muitos tinhamos fotos das maiores ratazanas que apanhamos.
    O mais assustador e preocupante é que os militares alimentanas pois têm medo que saiam caso não tenham comida.
    Isto são facto reais presenciados por mim.

    ResponderEliminar
  35. Só digo uma coisa, estou a fazer um trabalho sobre esta materia e deparei-me com este blogge delicioso. Parabéns a todos fizeram-me rir com os vossos comentários.
    Agora a sério... e factos e fotos dos tuneis, não existem?
    A matéria em questão "mitos e lendas" interessa-e imenso, por isso se tiverem informações fidedignas por favor deixem endereços de sites.

    ResponderEliminar
  36. Isso de andarem a alimentar as Ratazanas não acho uma boa ideia, elas vão acabar por sair de qualquer maneira, imaginem, as pessoas alimentam nas elas vão se reproduzindo, vai chegar a uma altura em que não haverá espaço para tanta Ratazana junta, vão acabar por sair!! Apesar de o convento de Mafra ser um simbolo histórico da região o melhor seria destrui lo!!

    ResponderEliminar
  37. caro Administrador, o novo link sobre o artigo do convento de Mafra é este:

    http://www.cesdies.net/monumento-de-mafra-virtual/os-ratos-gambozinos-de-mafra

    se for possivel actualize para não dar erros no google.

    obrigado

    ResponderEliminar
  38. ola eu sou de mafra e conheço a lenda e creio que existe uma ligaçao entre ericeira e mafra. se olharmos para a frente da porta do convento vemos que a ate na calçada existe uma linha que da a uma rua a direito que pelo que ouvi vai dar a ericeira. agora a parte das ratazanas gigantes acho que e mentira, sim podem egistir ratazanas mas gigantes nao.

    ResponderEliminar
  39. Não sei se já disseram isto, entretanto não li todos os comentários. Bom sinceramente tenho de ver com os meus olhos, porque neste momento nem acredito, nem desacredito xD Quanto a ratazanas e ratos comerem pessoas...bom graças a deus no nosso cantinho do mundo não, mas em África existem zonas onde as pessoas têm de dormir todas cobertas porque as ratazanas/ratos comem os dedos (obvio que nao comem as pessoas...so se forem meio ratazanas meio crocodilos...)
    Boa discussão, no entanto!

    ResponderEliminar
  40. bem quem acreditar nessa lenda e um perfeito idiota na minha escola toda a gente acredita mas eu nao, acham mesmo que á ratos enormes e ratazanas e morcegos...

    ResponderEliminar
  41. Todos acreditam , menos tu, logo os outros são idiotas?

    Posso garantir-te que já vi ratazanas maiores que o Mestre Splinter por lá. Os meus colegas e superiores da tropa têm de lhes dar vacas e ovelhas mortas para eles não nos atacarem. Alguns até pedem, como se fossem um cão.

    Acreditem , pois é verdade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devias estar com algumas pastilhas de lsd.....
      Lol eu fiz tropa ai. .nunca vi ai as tartarugas ninja.kkkkkkk

      Eliminar
  42. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  43. Caríssimos,


    o comentário de 3 de Fevereiro de 2010 foi eliminado visto que não tinha conteúdo, apenas código html (não funcional).


    Roskalnikov

    ResponderEliminar
  44. bom dia!
    (Ex furriel miliciano do 1º turno de 73)
    Que há ratos há e em todo o lado!
    Mas que os de Mafra são grandes são, nunca os medi, mas que são grandes são. Ir aos túneis? tá quieto podes não voltar!
    Atacar pessoas? todo o bicho ataca quando se sente incomodado, até o ser humano, auto intitulado o ser mais inteligente, ataca e mata para defender o seu reduto e não só.

    Já pensaram num ataque de formigas? também matam e são pequeninas, desde que em grupo!
    Sempre me intriguei porque não faziam a desratização e todos diziam que era impossível e fechando os referidos túneis com toneladas de cimento era pior porque eles vinha à superfície e podiam atacar as pessoas ou até causar uma epidemia.

    ResponderEliminar
  45. Estive a ler atentamente todos os comentários e não consigo modificar a minha opinião..Mitos existem por todo o lado e de todo o género. Já ouvi relatos de pessoas próximas que afirmam que de facto existem ratazanas nos subterrâneos (visto terem prestado serviço lá enquanto militares) mas daí a serem do tamanho de humanos e a devorarem as pessoas é algo que não me convence. Acredito que tenham um tamanho superior ao normal, mas acho que neste momento há exageros.
    Respeito quem acredita em tais histórias (ou factos, como quiserem definir) mas eu prefiro apelar ao que eu acredito ser "Bom senso"

    Cumprimentos

    Rui

    ResponderEliminar
  46. fui militar na epi em 1982,garanto que existem varios animais nas fundaçoes do convento porque varias vezes fizemos reconhecimento ao local que sento um quartel militar temos que estar a par de todas as situaçoes que possam por em perigo os militares e da populaçao em redor

    ResponderEliminar
  47. Fiz lá SMO em '92 e posso afirmar q aquilo estava minado de rataria.... Num fim-de-semana q fiz lá serviço (e com pouca gente no quartel), elas andavam pelos corredores na brincadeira umas com as outras.

    ResponderEliminar
  48. Lol, manifestamente nao é de todo verdade. O Convento de Mafra encontra-se numa zona rochosa. De tal maneira que quando foi construído foi difícil fazer as fundações em rocha maciça, pelo que de fundações só tem 4 m. E os esgotos que tem sao um sistema mínimo.

    De facto exite um pequeno túnel (apenas em extensão, uma vez que é bastante largo) que de dentro do Palácio desemboca à frente do mesmo,no centro da vila de Mafra, mas só isso...

    O resto é invenção...Mas se pretenderem divertir-se um pouco com tal mito e mais alguns detalhes históricos, há uma BD que reúne tudo isso: "O Império das Almas" das edições Asa, penso eu.

    ResponderEliminar
  49. alem dos militares da epi dos funcionarios da camara e de outras entidades hoje em dia felizmente ja existem sitios onde se podem desmestificar problemas serios consultem o canal historia

    ResponderEliminar
  50. Realmente as ratazanas são tão grandes, que até são capazes de conduzir viaturas à noite e não têm medo dos humanos, já que param, sempre que um polícia de trânsito lhes manda parar e pede a carta de condução. Sinceramente, são mesmo perigosas estas ratazanas. É mais fácil mandar soldados para o Afeganistão, do que manda-los combater as ratazanas talibans de Mafra. Já agora, não se esqueçam de tomar os comprimidos(para aqueles que acreditam em ratazanas ferozes), não vá aparecer uma ratazana do tamanho de uma girafa, sem pernas, mas com tentáculos à frente.

    ResponderEliminar
  51. ola viva...
    sim eu tambem ja ouvi falar, inclusivo tive camaradas na tropa que vinham de mafra e diziam que os ratos subiam pelos esgotos da sanita e tinham de la ir mandar umas biqueiradas para dormirem...se nao era uma barulheira que nao se podia!!!ehehehehehe
    agora nunca me falaram em ratazanas assasinas....mas penso que se estejam a referir a esta especie de ratos:
    http://bp0.blogger.com/_Wo1fRC9mIBA/RpTjwTwRSzI/AAAAAAAAAE4/CrjXkk5gMMo/s320/hamster_with_gun.jpg

    ehehehehehhe

    ResponderEliminar
  52. EPA AXO KE DEVERIAM COMEÇAR A POR MAIS TABACO NISSO!!!

    ESSA MERDA FRITA-VOS O CEREBRO TODO !!

    CUIDADO QUALQUER DIA ATE DE LA SAI UM RATO K SAB COZINHAR(RATATUILLE DE MAFRA). OU KEM SABE COM AS NOVAS MODERNISSES UM RATO-GAY!!

    ResponderEliminar
  53. Conheces São Julião?
    Quando se desce vais dar com um cruzamento, á esquerda terás o Barril e á direita Valbom.
    Segue a estrada de Valbom, acho que o nome é este, continuando... vais encontrar uma cruz de pedra, percorres á sua volta vais ver que falta um pedaço de lado, aponta uma lanterna para lá :) não tem chão! ;) Podes sempre tentar move-la!!

    ( eu cresci ai em miúda e na época havia marcações de arqueólogos no chão, com estacas e corda e numerações, a cruz nunca foi movida, só esse pedaço da base foi partido)

    ResponderEliminar
  54. Eu moro em Mafra ha 30 anos, é é de facto verdade que elas ( ratazanas) la estão e sao defacto assustadoras!!! Sao autenticas aberraçoes da natureza.
    Numa noite depois de voltar de uma festa vi uma tao grande que se ouvia as unhas das patas dela bater no alcatrão da estrada que da acesso a Mafra!!! Ela lançava grunhidos horriveis que ecoavam por toda a praça em frente ao convento realmente assustadores!!
    So me lembro de ir a correr para casa e acordar no dia a seguir com uma enorme dor de cabeça das coisas que tinha bebido e fumado na noite anterior...

    ResponderEliminar
  55. toda a gente que n acredita nesse mito é um filho da puta

    ResponderEliminar
  56. Eu li na net ke um par de cientitas foi aos esgotos do convento de mafra para tentar resolver o problema. dias depois os cientistas nunca mais apareçeram.
    organizaram uma nova busca ao local mas com camaras via bluotwot e esses cientistas tambem foram comidos mas so ficaram as imagens. quando se foi analizar as imagens todos os que viram akilo ficaram ...sem explicaçao...

    ResponderEliminar
  57. que merda só sabem dizer isso

    ResponderEliminar
  58. devia de ter mais imagens
    mas esta fix

    ResponderEliminar
  59. Sou brasileiro, conheço e gosto muito de Portugal, tenho um grande amigo portugues que prestou seviço militar em Mafra. Ele não é um homem de mentiras, pois me contou que conviveu com os tais ratos do convento, e que eram bem grandinhos e agressivos. Praticavam tiro nos dito cujos, e quando um era ferido, os outro o devoravam em questão de segundos. Me contou também da impossibilidade da desrratização. Me disse que certa vez entraram nos tuneis dois alemães com lança chams e roupas de malha blindadas e foram devorados assim mesmo. E que os ratos são grandes, mas não como coelhos. Me disse em tom de brincadeira que eles vivem a centenas de anos em tuneis de esgoto que possivelmente vai dar em Lisboa, ou quem sabe Paris, Moscou ou na Casa Branca...rarará...Grande abraço aos irmãos portugueses...Pois aqui também temos nossas histórias, bem pior do que essa...Namastê...

    ResponderEliminar
  60. No governo também existem Ratazanas e ninguem fala delas, e estas são alimentadas, não só por soldados, mas também por todo o Povo português. Então depois desta, qual é o problema que temos no Convento de Mafra?

    ResponderEliminar
  61. eu fui militar na epi eu vi com os meus olhos ratos muito grandes mesmo o ultimo que eu vi matar pesava qualquer coisa como quaze 2 kilos
    sao de verdade muito grandes

    ResponderEliminar
  62. É verdade povo... vocês falam porke nunca viram. São grandes e agressivas mas não têm tamanhos astronómicos como já li aqui. Fui soldado e um soldado com mais castigos do que outros e como sabem ficava o fim-de-semana de serviço. Algumas noites eram incriveis não se ouvia nada dessas eu gostava,mas outras eram sem explicaçao,mas o problema pra mim não era o barulho mas sim quando as via,sinceramente não vou mentir "gelava",são grandes,gordas e muito agressivas.
    Só têm uma coisa de bom não são rápidas,tenho pena que nessa altura ainda não havia telemóveis com camara fotografica.
    Mas acreditem é verdade.

    Batalhão de Infantaria 29

    ResponderEliminar
  63. Esqueci-me de dizer isto que é muito importante alguns comentários que li aqui com certeza são pra desviar do assunto com ordens de alguém não sei...de alguém superior a nós... porque quem lá esteve sabe e teve ordens que eram coisas que não eram pra serem relatadas cá fora.Dessas noites não tenho saudades nenhumas e quero esquecer. E nem falo nos ditos TÚNEIS porque já vou falar demais...

    Batalhão de Infantaria 29

    ResponderEliminar
  64. Quem não acredita é porque não foi lá militar.
    Há e bem grandes e tinhamos que lhes dar de comer. Na altura os camaradas até diziam mais vale lhes dar de comer do que elas virem buscar de comer.
    Agora não imagino como aquilo está mas na altura diziam que iam fechar alguns acessos.
    Mas de qualquer modo claro que deve tar muito pior ate pela reprodução, nem quero imaginar como é no presente...

    ResponderEliminar
  65. Quem não acredita é porque não foi lá militar.
    Há e bem grandes e tinhamos que lhes dar de comer. Na altura os camaradas até diziam mais vale lhes dar de comer do que elas virem buscar de comer.
    Agora não imagino como aquilo está mas na altura diziam que iam fechar alguns acessos.
    Mas de qualquer modo claro que deve tar muito pior ate pela reprodução, nem quero imaginar como é no presente...

    ResponderEliminar
  66. olá a todos.. é verdade. li aki um comentario sobre elas abanarem o rabo quando se ia deitar de comer é incrivel mas é verdade e também é verdade ke tinha um certo medo.São grandes ou melhor dizendo tamanhos rarissimos mas não comem pessoas. Ou seja nunca presenciei nenhum ataque mas como qualquer animal podem atacar quando se sentirem em perigo e pra mais em massa como elas são.Aki no blogue vi umas fotos dos túneis mas não dos túneis ke falam ou seja, não dos túneis propriamente falados onde elas estão.Estive lá á 28 anos nessa altura eram as centenas. Agora como diz o camarada do comentario acima.." nem quero imaginar como e no presente".. mas devem ser aos milhares.

    ResponderEliminar
  67. como pode ser possível??????????????????
    ratazanas comerem assim o corpo das pessoas ??????????????????
    que cena !!!!!!!!!!!!!!
    mas não é o pior!!!!!!!!!!!!!!!!!

    um grupo de cinco miúdos ser arrastados para o esgoto por bichos horrorosos!!!!!!!!!!!!!!

    nunca mais apareceram e os pais com medo não fizeram queixa !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    será que é verdade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    talvez sim ou não , mas foi isto que me contaram.

    ResponderEliminar
  68. É verdade sim que existem RATOS no convento. O meu Nome é Joaquim Verissimo e moro em Mafra ha 64 anos. Sou militar da GNR de Mafra. Posso lhes garantir que os ditos ratos existem e passo a contar uma experiencia que vivi um dia.
    Na madrugada do dia 4 de Janeiro de 1994 realizava-se uma operaçao Stop de rotina junto á entrada da vila de Mafra, quando por volta das 4h da manha fomos surpreendidos por um som arrepiante vindo do lado do convento. Nem queria acreditar no que via, Era uma enorme Ratazana que furiosamete arranhava as unhas no alcatrao e emitia grunhidos agudos que me gelavam o sangue! Ela devia de ter mais ou menos o comprimento de um autocarro e a altura de um primeiro andar! Foi uma visao assustadora, tao assustadora que perdi os sentidos. Acordei no dia seguinte com uma enorme dor de cabeça devido aos copos e charros que fumei e me fizeram imaginar tudo isto. Concelho... na fumem coisas que fazem mal. Ass. Agente Verissimo

    ResponderEliminar
  69. so gente ridicula por amor de deus nao fumem menos nao ! lol

    ResponderEliminar
  70. ridiculo és tu só queria que te deixassem sozinho la metido de noite de preferencia e ias ver os ridiculos que somos
    gostava de ver e filmar ate te borravas

    ResponderEliminar
  71. e voce sr. agente se o é devia ter mais um pouco de vergonha, primeiro "concelho" não é assim que se escreve mas sim " conselho". e segundo aproveitava a boleia do ridiculo e ia passar lá uma noite que diz pode-se organizar isso.
    falam muito e acertam pouco, enfim sem mais comentários.

    ResponderEliminar
  72. Quando eu era criança, na Ericeira, observei uma ratazana gigante com um ar feroz a mergulhar agressivamente para um monte de vegetação perto de uma casa. No dia seguinte, já de noite. Uma jovem ratazana ainda gigante, estava em cima do telhado e observa-me com os seus olhos brilhantes e negros que escondiam um passado sanguinário.

    ResponderEliminar
  73. Bom dia, bla, bla... porque não se vai ate lá uma maquina de filmar desmitificar isto de uma vez por todas???

    ResponderEliminar
  74. Grandes burros!! Ratos Enormes do tamanho de pessoas?? ahahaha eu também já vi formigas do tamanho de helicópteros xD

    ResponderEliminar
  75. e melhor começarmos a juntar armas em casa se vêem as ratazanas ...
    Tenho as minhas duvidas quanto a isto tudo

    ResponderEliminar
  76. apos ler estes comentarios n acredito nem desacredito mas se tanta gente diz que foi militar lá e que viu realmente ratazanas c um tamanho anormal acho que a camara devia fazer alguma coisa para as parar...afinal, se lhes dão de comer elas reproduzem-se, logo se se reproduzem precisam de mais espaço e daqui a nada temos ratos a passear ca em mafra.....
    so em pensar na ratazana ate me da arrepios...:S odeio bichos grandes...

    ResponderEliminar
  77. Metam os Politicos lá podia ser com o veneno que eles tem já que querem acabar com o povo Portugues podia ser que resultase...

    ResponderEliminar
  78. quem é de Mafra não comenta, mas eu comento...
    VIVA OS RATOS

    ResponderEliminar
  79. arranjem maneira de meter la umas camaras , assim acabam as duvidas de uma vez por todas!

    ResponderEliminar
  80. E fotos dos ditos ratos, há?

    ResponderEliminar
  81. Fogo! Isso é perigoso! xD E eu k fui lá a pouco tempo sem saber nada...para a próxima tenho mais cuidado :P
    Para a proxima vou la aos tuneis e mando fotos xDDD
    VIVA AS RATAZANAS ALIEGINEAS!!

    ResponderEliminar
  82. Só agora dei com isto, eu estive lá na tropa em 98 na EPI, e há de facto um buraco na rua em frente há porta que dá para a dispensa em frente á cozinha, está tapado com uma grelha com cerca de meio metro quadrado.Todos os dias eram ali despejados os restos da comida, eu proprio quando estava lá de serviço cheguei a faze-lo, e lá em baixo estavam as ratazanas á espera da paparoca, diziam que era preciso faze-lo para que elas não subissem.Isto vi eu e fi-lo varias fezes, e eram arganaças bem grandes e não eram nada cegas porque quando apontava-mos as lanternas via,-se bem os olhos.
    O que é facto é que "o buraco" como era chamado era o unico contanto com o exterior de toda a cave e sub cave do edificio, todas as outras portas estavam selalas a tijolo.
    Perguntem a quem lá esteve se não é a realidade,

    ResponderEliminar
  83. Quem acredita nisto é um idiota
    As lendas não são verdadeiras.Só existem para assustar as pessoas.Eu antes acreditava na lenda da loira do banheiro,mas depois cai na real e precevi que era mentira.Mas ademito eu tinha medo mas é tudo mentira.Quando ia á casa de banho tinha medo de me olhar ao espelho e ver a loira do banheiro.Mas era pura mentira(mesmo que ainda tenha medo).Isto é um aviso.....nunca metam loira do banheiro ou labirinto de terror,ou maria sangrenta, pois quando virem a cara de vao ficar com ela naa memóri para sempre...............

    ResponderEliminar
  84. É esta a explicação mais completa que encontrei:


    http://www.cesdies.net/monumento-de-mafra-virtual/os-ratos-gambozinos-de-mafra

    ResponderEliminar
  85. nao e lenda nenhuma os bombeiros ja entraram la com um lança chamas e o bombeiro foi comido vivo,
    a empresa que fez o brufen aceitou em desinfestar o convento de mafra mas tinha se de evacuar tudo que estivesse a um radio de 30km do convento, por isso nunca acabaram por o fazer

    ResponderEliminar
  86. As ratazanas são grandes, mas á uns 50-100 anos ouve dois soldados que se aventuram á desinfestação das ratazanas mas mal entraram foram logo mordidos por elas, elas não comem humanos mas sim atacam com o sintoma medo


    Muita gente afirmou isso, apartir daí quase ninguem se aventura la...


    Mas no tempo que aquilo era quartel matava-se + de 100 delas por dia( por que de noite elas saia-ão pra fora pelos canos, á procura de alimento)



    Mas agora esta entradas tao fechadas a cimento, as ratazanas nao fogem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ratazana pode roer aço... ano o cimento que para...

      Eliminar
    2. Há 40 anos atrás o meu pai no seu tempo de tropa fala de que andavam lá de lança-chamas e nem assim conseguiam desratizar aquilo. Eram mesmo muitas. Depois destes anos todos já deve ter lá uma subespécie de rato ainda não "catalogado" lol!

      Eliminar
  87. É verdade sim senhor, ouve um rato que me chegou a roer uma sapatilha, enquanto ouvia a moçinha a falar, que trauma... :ooo

    ResponderEliminar
  88. ai que nojo, ja nem quero ir, tinha lá uma visita de estudo e ja nem vou

    ResponderEliminar
  89. Fui militar na Escola Prática de Infantaria de Mafra.
    Existem milhões de ratos debaixo do convento. Não podem ser mortos porque é um perigo para a saúde pública.
    Tenho fotos desses ratos. Não são assim tão gigantes mas podem chegar a 1Kg! posso enviar as fotos a quem quiser

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. gostava de ver essas fotos sim. Posso deixar-te o meu mail

      Eliminar
  90. Fui militar em Mafra no ano de 1987, existe pelo menos mais um piso, que não passa de uma rede de esgotos de aguas pluviais e algumas galerias que estão fechadas o acesso é feito por algumas portas, periodicamente algumas dessas portas são abertas por curiosos que fazem uma progressão não muito longa, até porque o cheiro é muito mau (é normal porque não é arejado), mete algum respeito la entrar porque vê-se vestígios de ratos, mas nada que torne impossível se andar por lá e não fomos atacados, quanto ao tamanho acho que são um pouco maiores que o normal, mas porque têm alguma idade e "tempo" para crescer, mas nada de tamanho de cães como se diz, diria que os maiores têm uns 30 - 35cm no máximo, sem o rabo.
    É verdade que existe pontos onde se manda os restos de comida para os alimentar e assim evitar que eles venham cá para fora, porque se não forem alimentados os ratos vão ter que procurar comida noutro sitio e teriam que obrigatoriamente vir ca para fora.
    Matar os ratos com veneno seria muito perigoso porque podia dar origem a uma epidemia, mas penso que seria possível fazer uma caça ao rato e assim controlar a população de ratos, mas não existe vontade, se cada militar tiver que apanhar 5 ratos para vir o fim de semana a casa, em pouco meses acabavam os ratos...
    Na Tapada de Mafra e nalguns campos fora da mata vê-se alguns tuneis que poderão ir na direção ao convento(?), mas diria que não são superiores a 2 Km.

    ResponderEliminar
  91. XDXD aserio isto faz-me rir, eu sou dono de ratazanas domésticas e conheço bem estes pobres e inteligentes animais, se as ditas ratazanas gigantes de mafra quiserem sair de la elas saem, as ratazanas são animais que se for preciso roem betão. Claro que há ratos e ratazanas grandes ou pequenas não interessa, claro que atacam se provocadas como qualquer outro animal selvagem, as ratazanas são animais super sociaveis e mais inteligentes do que cães. Já ouviram falar das ratazanas da gambia? São ratazanas do tamanho de gatos e são treinadas para detectar minas e salvar vidas. É mesmo triste como as pessoas não pesquisam um pouco e partem logo do principio que as ratazanas são monstros que devem ser eliminados quando na verdade são animais que nos podem ser uteis e ajudar em variadas formas. Eu já tive de todo o tipo de aniamsi de estimação e digovos as ratazanas são a melhor companhia que se pode ter, são infelizmente animais que duram muito pouco tempo 3 anos. Acho piada que hápessoas que dizem que nojo ratazanas mas depois ajudam um cão vadio, factos são que tanto as ratazanas e os cães podem transmitir as mesmas doenças as pessoas, sendo mais provav~el os cães vadios de as transmitirem, para não falar que a espécie humana é tão cheia de si que nem sabe que tambem temos virus que podem matar outros animais incluindo ratazanas, todos os seres vivos tem doenças e virus que podem não fazer nada a uma especie mas matar outra, nos temos virus que podem matar gorilas so com um simples contacto direto portanto é melhor rezarmos para os gorilas não ficarem mais inteligentes que nós senão passamos a ser nós os vermes nojentos do esgoto -.- tenham mais respeito pela natureza e quanto aos militares que dizem que vem todos os dias e convivem com os ditos animais filmem as provas com os vossos telemoveis, nos dias de hoje se este mito é verdade devia haver montes de videos e imagens pela net a mostrar o tamanho destes "monstros" ca para mim os tuneis do cnvento têm outro segredo e não querem que se saiba. Mas agora ratos? XD

    ResponderEliminar
  92. Já percebi, as ratazanas são mutantes por causa das munições de Volfrâmio da segunda guerra mundial. Sâo grandes e mestres de karaté, daí ainda ninguém ter conseguido dominar os bichos. Também acho verosímel que elas andem com um cajado e um robe rosa, isto para não falar das tartarugas que também andam feitas ninjas com vendas coloridas esburacadas e armadas com paus, espadas e matracas.

    ResponderEliminar
  93. Eu fui Oficial do Exército em Mafra em 1974 e nunca vi um único rato (nem vivo nem morto)nem pessoas a dar-lhes alimentos. Mas é como tudo na vida: quem quiser acreditar acredite. Não faz mal a ninguém acreditar que as lendas são verdades!
    Abraço a todos!

    ResponderEliminar
  94. Se a lenda existe por alguma razão. A lenda é verdade, mas as pessoas ao longo do tempo as pessoas foram criando outras histórias, essas sim mentiras, associadas a estas. As ratazanas, claro que existem, mas isso é em todo o lado, e tenho a certeza que em Lisboa existem muito mais. Como é um monumento velho e as ratazanas habitam lá á tanto tempo, e não têm praticamente predadores nenhuns, é claro que se reproduzem em massa e são grandes. Elas são alimentadas, pois o exercito manda os restos de comida para os tuneis subterranios, nos dois pisos, debaixo do convento. Caso não lhe continuem a dar alimento elas sairam para fora e vai causar confusão em Mafra. Para além disso muito dificilmente iriam acabar com elas, pois isso custa bastante dinheiro. Agora de terem comido pessoas, até que pode ser verdade.. Mas é um comportamento animal, já que as ratazanas deveriam estar a pensar que as iriam atacar, logo defenderam-se, como é normal. Espero que tenham as duvidas esclarecidas, pois não se pode acreditar em tudo o que se ove dizer.

    ResponderEliminar
  95. Tem muito troll aqui... lol.. Inventaram tanta história pra trollagem...rs Acredita quem quer, mas o povo é muito criativo nas histórias que eles inventam.... A mais engraçada é que dizem que alimentavam as ratazanas gigantes...rs.. Mas eu já as ouvia antes de trabalhar lá e confesso que naquela época eu cheguei a acreditar em algumas... só que quando eu acreditava eu tinha 12 anos. Mostrei esses comentários a duas pessoas que trabalharam no convento, um ex-soldado e outro que trabalhou na biblioteca. O que foi soldado inclusive auxiliou o pessoal do canal History que visitou os canais de esgoto que viram as "milhões" de ratazanas, que na verdade eram três...rs.. vai ver elas se esconderam .lol

    ResponderEliminar
  96. Caso nao saibam por baixo do convento ja existiu um cemitèrio.
    ....por isso é normal ver bicharada. ...tbm fiz tropa ai em 1995 e realmente em três meses vi um rato.......agora alimentar com vacas e ovelhas cada um acredita no que quiser....lol

    ResponderEliminar
  97. Eu so conheço Mafra de passagem. Mas eu acredito. à poucos dias cruzou-se na frente do meu carro um rato gigante tinha serca de 30 a 35 cm de corpo com mais de 15 cm de diamteo e uma calda mais grosa que um cabo de vassoura. Isto no conselho de tábua e eu conheço animais selvagens e nunca vi nem ouvi falar numa coisa deste genero. Ha pastores que se queixam de aparecerem borregos mortos sem cabeça normalmente quindo são ataques de animais de pequeno porte como gineros , papalvas eles comem as partes mais moles...

    ResponderEliminar
  98. "O colega não comunicou logo o acidente aos seus superiores para não ser castigado e, umas semanas mais tarde, o corpo foi encontrado roído pelas ratazanas. Obviamente que não foi atacado pelos ratos; morreu sim, da queda vertiginosa." FOI ENCONTRADO 3 DIAS DEPOIS E NÃO TEVE MORTE IMEDIATA, MORREU DAS LESÕES QUE SOFREU A POUCAS HORAS DE SER ENCONTRADO, OU SEJA, ESTEVE VIVO ENQUANTO O COLEGA NÃO ABRIU A BOCA!!!!

    ResponderEliminar

Caríssimos,

sintam-se à vontade para expressarem aqui o que agora estão a pensar.