domingo, junho 04, 2006

A Gruta da Fada

Diz a lenda que nesta gruta, que se situa no Jardim da Pena muito perto do portão de entrada, uma fada todas as noites, cerca da meia-noite, ali vai carpir o seu destino.
Segundo o que sei, o acesso ao local faz-se preferencialmente de automóvel. Percorrendo a estrada da Pena com alguma prudência (visto ser uma estrada estreita e onde constantemente se encontram ravinas de mata quase selvagem) e a gruta situa-se à esquerda de quem sobe, quase ao chegar ao portão principal do parque da Pena. A gruta é formada por uma imensa rocha de granito, apoiada em dois rochedos que a flanqueiam.
Se alguém tiver testemunhos ou souber de alguma espécie de rumor sobre esta lenda, não hesite em dar o seu contributo.
Da minha parte, espero em breve ir a este local e observar algo inexplicável...

15 comentários:

  1. Ainda sobre a gruta da fada:

    A Gruta da Fada, é constituída por uma enorme rocha de granito apoiada em dois rochedos que a flanqueiam, situa-se na estrada para a Pena, do lado esquerdo, quase ao chegar ao portão principal do Parque da Pena.

    http://alunos.lis.ulusiada.pt/11052700/images/gruta.jpg
    http://alunos.lis.ulusiada.pt/11052700/images/gruta1.jpg

    ResponderEliminar
  2. hoje em dia o q encontras lá é lixo :(

    ResponderEliminar
  3. Boas,
    Gostava de saber mais sobre esta gruta.
    Fica muito longe da estrada?
    Existe algum ponto de referência do trilho?
    A quantos metros de distancia fica mais ou menos do portão?
    Desculpem tantas perguntas mas sou louco por grutas:))
    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Olá, já li sobre esta lenda, e acho-a deveras interessante, gostaria de saber um pouco mais para proveito pessoal. Se fosse possível elucidarem-me mais sobre ela, neste blog, ficaria muito grato!
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. As grutas não existem! No dia em que eu fui visitar o Parque da Pena, senti alguém a chamar -me e vi o raio da gruta.Nunca vivi daquela experiência. Digam à parva da fada que se mude para outro lugar porque eu tenho fobias a grutas.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Caríssimos,


    o comentário de 29 de Outubro de 2009 colocado por um anónimo, foi removido devido a conteúdo desnecessário e agressivo para com os nossos leitores habituais.

    Esperemos que compreendam.


    Roskalnikov

    ResponderEliminar
  8. Peço desculpa, todavia isto é fantasia a mais.
    Durmo todos os fins de semana em Sintra no meio do mato com uma tenda apenas. Conheço já muitos dos túneis da serra, e obviamente não há fadas nem nada que se pareça. só irão encontrar lama, morcegos, aranhas e correntes de ar.
    cumprimentos
    anonimo de sintra

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito de saber destas coisas mas parece-me que isto é fantasia a mais.

    ResponderEliminar
  10. olá a todos gostaria de saber ao certo onde fica a Gruta da Fada andei lá a procurar e nada ninguem conhece ou ouviu falar dizem aqui que fica na entrada do parque da pena mas onde ele é tao grande uma ajudinha obrigado.

    ResponderEliminar
  11. N acredito no que leio ....
    sera que ninguém sabe o que é uma lenda?
    .."durmo tds os fins de semana numa tenda..."..é tanga..pois é proibido dormir na serra e acreditem que é boa a vigilância.
    A gruta existe e a lenda é fabulosa, dá gosto e sonho ao misticismo de Sintra.
    sou de Sintra,nascida em Sintra e conheço a serra como a palma da minha mão, existem mtas mais coisas por descobrir, nada como ter espírito de aventura e sair de casa para passear..
    magic lady

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você não imagina o tempo que perdi a tentar encontrar a dita gruta, nem no centro de turismo no centro histórico da vila a funcionária não me conseguiu ajudar, até ligou para a senhora que faz os mapas turísticos de Sintra da região e das atracções, e a única informação que me conseguiu disponibilizar foi que se encontraria no matagal à frente da entrada principal do parque do palácio, o qual andei a vasculhar, até em túneis entrei, e em zona densa me meti, e nada. Agradecia um esclarecimento sobre a localização por favor. Ando a fazer uma investigação e é deveras crucial encontrar a dita gruta.

      Eliminar
    2. É proibido dormir na serra, mas não significa que não o façam, eu própria já o fiz e acredita, não há vigilância em muitos locais, já que tive 4 dias acampada com um grupo na serra e não vi ninguém da tal vigilância. É claro que depende dos sítios para onde se vá acampar.

      Eliminar
  12. Boa noite,

    Será que podem elucidar um pouco mais sobre o trilho para a gruta da fada?
    Somo um grupo de 8 amigos e temos andado a procurar trilhos que nos levam a grutas na Arrábida a última a Lapa do Médico. E gostávamos de saber mais acerca desta "Gruta da Fada" em Sintra.
    Vale a pena a visita? O trilho é visível da estrada?
    Obrigada

    ResponderEliminar

Caríssimos,

sintam-se à vontade para expressarem aqui o que agora estão a pensar.